Conteúdos para empreender com inovação
Como fortalecer sua marca através do Branding
Mas afinal de contas, o que é o Branding?
O branding é a gestão da marca a partir do desenvolvimento de ações estratégicas voltadas à construção de uma percepção da empresa, ou produto, tornando-a mais conhecida, mais desejada, mais positiva na mente e no coração dos seus consumidores.
O seu trabalho, se dá a partir de várias ações de fortalecimento da percepção positiva da marca por clientes e prospects, que são clientes em potenciais. Quanto mais as ações da empresa estiverem vinculadas aos atributos da sua marca, melhor é a sua aceitação e engajamento com o público.
Não é difícil entendermos a importância do branding. Por exemplo, algumas marcas valem hoje muito mais do que os próprios ativos da empresa. E isso acontece pois, elas se tornaram capazes de expressar qualidades e valores que passaram a ser decisivos nos processos de compra dos consumidores, graças ao trabalho de branding que envolve desde a concepção da marca até as ações cotidianas de marketing da empresa.
Ou seja, estamos o tempo inteiro em contato com diversas marcas e algumas se sobressaem em relação a outras no mercado, gerando mais feedbacks positivos. Isso é resultado da gestão de marca ou branding.
Quais Estratégias Integram o Branding?
As marcas possuem características como linguagem própria, predileções e sentimentos. São essas particularidades que faz com que cada uma se diferencie em um mercado competitivo. Além diso, com as mudanças no poder de consumo, as marcas passam a serem responsáveis por ecossistemas e elas precisam ter uma imagem forte o suficiente para ganharem espaço e criarem conexões. A experiência para o consumidor é fundamental e ela deve ser cada vez mais conectada com o contexto em que ele está inserido.
Frente a isso, o Branding, que nada mais é do que estratégia de marca, ou seja, um plano de como você vai posicionar o seu negócio no mundo. A forma como essa estratégia é estabelecida, é um ponto fundamental para um branding sólido e que seja perene. Para que isso aconteça, alguns atributos do Branding precisam ser seguidos, são eles:
-
- Posicionamento da marca: Uma marca com personalidade e propósito facilita a sua associação na mente de quem busca opções de marcas. Isso explica porque produtos com características semelhantes possuem preços distintos e porque, mesmo sendo mais caro, um determinado produto se torna um sucesso de vendas enquanto outro similar fica encalhado nas prateleiras.
-
- Experiência interna e externa: É fundamental que todas as estratégias de branding comecem com a equipe interna, já que são essas as primeiras pessoas a ter contato direto com o produto ou serviço e, consequentemente, serão as promotoras potenciais que vão espalhar a visão da sua marca até que chegue ao público final.
-
- Presença: Estar no lugar certo na hora certa é fundamental. Mas o mais importante é estar presente de uma forma inesquecível. O consumidor precisa ter claro em sua mente o porquê de prestar atenção em determinada marca e não em outra similar.
-
- Diferenciação: O consumidor precisa entender com clareza o que distingue uma marca da sua concorrência. A grande similaridade dos produtos ou serviços exige que a gestão da marca encontre um caminho que a faça ser bem diferente de outras similares na percepção do consumidor.
-
- Honestidade: As estratégias de branding devem alinhar as atitudes da marca com o discurso e a imagem que se deseja transmitir, para que dessa forma não haja distorção na percepção do produto pelo consumidor e assim se consiga atender às suas expectativas.
Como Construir o Branding da Sua Empresa?
Para construir o branding da sua empresa é preciso que tenha contato com as etapas que fazem parte desse processo. São elas: estratégia, conteúdo, design, experiência e comunicação. Dentro desses temas, é importante salientar os passos para um bom posicionamento.
-
- Estratégia: É o primeiro passo, nela está presente a etapa do diagnóstico, que é todo o processo de coleta de insumos para que se possa entender a história da marca, qual a sua trajetória e anseios. Após esse passo podem ser feitas as diretrizes da marca, nas diretrizes são definidas as vertentes que serão seguidas e trabalhadas, para que assim seja feita a plataforma de marca e ela tenha direcionamentos sólidos. A plataforma de marca é a última etapa da estratégia e define quais são as características da marca que devem ser trabalhadas e como ela será posicionada no mercado.
-
- Conteúdo: O processo do conteúdo é desenvolvido através do naming e do universo verbal. O naming diz respeito ao nome que a sua marca vai carregar e quais significados ela vai abordar com esse título. O universo verbal corresponde a toda linguagem que a sua marca vai utilizar para dialogar com o ecossistema, como ela vai se posicionar verbalmente.
-
- Design: Uma das partes de fundamental importância. Essa etapa diz respeito a imagem da sua marca, como ela se posiciona no contexto não verbal. Toda semiótica presente nesse passo gera signos e significados que representam o seu negócio.
-
- Experiência: A premissa das marcas é gerar experiências únicas para os seus clientes, com isso, um ponto de extrema importância para construir o branding é pensar estrategicamente como sua marca atua em todos os pontos de contato com o consumidor e propagar experiências assertivas e que dialoguem com o que você busca.
-
- Comunicação: A comunicação diz respeito a como ela se comunica com os seus públicos de interesses e como ela consegue perpetuar a imagem que foi construída. É através dessa etapa que você consegue mensurar diretamente a estratégia de branding criada. Ela, junto a experiência, é responsável por propagar a sua marca.
O Que o Branding Pode Fazer por Sua Marca?
O branding é o maior potencializador da sua marca. Ele envolve negócio, comunicação e marca, é o elo entre esses três pilares. A melhor forma de ilustrar o que o branding faz é pensar na marca como uma pessoa. Logo, elas têm: personalidade, visual, ideias, opiniões, estilo de vida, jeito de falar e se comportar.
O papel do branding é alinhar todo o posicionamento e discurso da sua marca para que você consiga colocá-la sempre em destaque e, dessa maneira, com uma estratégia sólida, fortalecer cada vez mais o seu negócio e criar conexões através da comunicação.
Vivemos em uma era de transparência, onde a amarração dos discursos e ações é extremamente importante para saúde da marca. Não existem mais separações entre marcas e temas como política, sustentabilidade, ética, tecnologia e direitos humanos, todos eles fazem parte do ecossistema que a marca está inserida.
Para isso, é fundamental que ela saiba o que é importante trazer para o seu universo e posicionamento. Dessa maneira, com personalidade, a marca rompe a barreira criada anteriormente e passa ser uma parceira do consumidor, que se preocupa com seus anseios e busca solucionar os seus problemas.
É importante se atentar também para os valores que estão presentes na sua estratégia de branding. Dentre eles é importante que esteja em pauta a fidelização dos clientes, a autoridade da marca na mercado e a geração de demandas.
Além disso, o branding possui enorme impacto na descoberta, gestão e apresentação do DNA da sua marca, daquilo que torna o seu negócio único e pode conectar esse diferencial com seus clientes. A valorização do negócio é o principal atributo direto do branding para sua marca. O marco inicial na construção do seu legado é o branding e, através dele, você fará com que a sua empresa seja lembrada e faça a diferença na vida dos consumidores.
Saiba um pouco mais sobre nossa solução de Branding e comece hoje mesmo a colocar em prática tudo o que aprendeu! E lembre-se de sempre de contar com o Sebrae quando precisar.