Conteúdos para empreender com inovação

Como Posicionar sua Marca no Mercado de Forma Estratégica

Compartilhe:

O posicionamento de mercado é um fator fundamental na hora do desenvolvimento da estratégia de marketing de uma empresa.

 

O primeiro passo para que uma empresa saiba como posicionar sua marca de forma eficiente é entender que esse posicionamento, alinhado à compreensão de qual o diferencial de seu negócio, é basicamente uma proposta de valor para ser ofecustom dallas stars jersey latex hood adidas yeezy boost 350 turtle dove brock bowers jersey adidas yeezy boost 350 turtle dove jordan air force 1 air jordan 1 element adidas yeezy boost 350 turtle dove black friday wig sale jordan max aura 4 yeezy shoes under 1000 alpinestars caschi jordan air force 1 penn state jersey best human hair wigs for black females recida ao mercado.

O empreendedor precisa ter em mente que, além de possuir qualidades reais em seu produto ou serviço, é preciso fazer que o potencial cliente perceba e assimile essas características. Esse reconhecimento é essencial para a decisão de contratar, repetir e indicar uma marca.

 

Para ter uma definição da posição de sua empresa no mercado, o empreendedor deve responder a essas três perguntas básicas:

 

• Qual é o meu público-alvo?

• Quais os produtos/serviços que estou oferecendo?

• Por que os clientes vão escolher a minha marca ao invés do concorrente?

 

Um dos pontos essenciais para ter sucesso no posicionamento de uma marca – seja ela iniciante ou veterana – é saber para quem direcionar cada mensagem. Por exemplo: uma empresa que preste serviços para escritórios dificilmente terá bons resultados se tentar se comunicar com donas-de-casa. Bem como uma empresa que venda botijões de gás não terá sucesso ao anunciar seu produto em uma vizinhança onde o serviço de gás canalizado seja bem difundido. Desta forma, é preciso identificar que grupo potencialmente tem mais chances de converter-se em cliente e construir um discurso segmentado.

Para a segmentação, é preciso identificar e traçar os perfis destes potenciais clientes. Encontrar o que os torna diferentes e até únicos em preferências e necessidades, podendo haver distinção por diversos métodos. O posicionamento, seja um inicial ou um repaginamento da empresa, deve estar refletido no máximo de campos possíveis, na identidade visual, nos valores e na missão da marca, por exemplo. Uma loja especializada em gestantes que tenha no ícone de sua logomarca a silhueta de uma mulher grávida será mais facilmente identificada por sua clientela. O nome da empresa também será mais bem gravado caso tenha alguma menção à sonoridade ou palavras ligadas ao seu nicho.

A fachada física ou perfis em redes sociais devem também refletir esse conteúdo deixando claro para o cliente, desde o primeiro contato, do que se trata. Quem procura por pão fresco e está andando no bairro vai entrar na loja em cuja fachada esteja expresso tratar-se de uma panificadora, delicatessen, padaria ou outro termo que o faça compreender que ali estará o produto que procura. Então, a criatividade deve ser usada, mas com o cuidado de não criar um nome ou ícone que dificulte a relação inicial com seu cliente.

Considerando que posicionar a marca seja mostrar sua imagem para o mercado através da divulgação de seus valores, reposicionar é dar nova posição a uma marca já existente, seja por alguma alteração no produto, serviço ou mesmo na imagem da marca.

A partir da segmentação e a diferenciação, o posicionamento é elaborado e o plano de marketing pode ser traçado. Para a segmentação deve se separar o nicho a ser trabalhado, para que se possa observar as demandas específicas de tal grupo. A partir das demandas e entendendo o cenário que se busca estar inserido, precisa-se procurar a diferenciação, que será a forma de se destacar da concorrência.

 

Com estes dois fatores resolvidos só resta fazer um plano de marketing e divulgar sua ação!

 

A marca bem posicionada é reconhecida, desejada e respeitada. Torna-se objeto do cotidiano dos clientes, que podem até compartilhar voluntariamente sua percepção, indicando para novos consumidores.

 

A marca que conquistou espaço sólido, com um produto de qualidade que seja bem divulgado, terá uma posição que vai garantir a fidelidade de seus clientes e a atração de novos.