Conteúdos para empreender com inovação
Como Organizar um Serviço de Delivery Eficiente

O mercado brasileiro dos serviços de Delivery, que já era naturalmente promissor, ganhou ainda mais força neste momento, onde a incerteza instalada pela pandemia do Covid-19 é a maior em décadas. Ter a possibilidade de fazer compras essenciais sem sair de casa, tornou-se imperativo para toda a população, diante de um cenário onde as medidas preventivas são valiosas e urgentes.
Em agosto de 2019, uma estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes indicava a movimentação deste mercado, em cerca de R$10 bilhões anuais. Segundo pesquisa do Instituto de Foodservice Brasil (IFB), o delivery aumentou 23% entre 2017 e 2018 no país. No novo cenário, a tendência é que esses números cresçam ainda mais e exponencialmente. Vale ressaltar que a tecnologia dos aplicativos de celular torna o ato de “pedir comida” ou outras coisas muito mais simples e acessível.
O principal significado do procedimento do delivery é trazer agilidade, comodidade e satisfação para seu cliente. Segue algumas dicas que preparamos para você:
- O planejamento será sempre uma peça chave. O primeiro passo, portanto, é avaliar o quanto o serviço de delivery pode ser usado de forma estratégica para sua empresa e seus clientes;
- É de grande importância analisar como a entrega pode ser um diferencial no negócio e se os produtos oferecidos têm vantagens ao serem transportados até os clientes;
- As taxas desta prestação de serviço devem caber dentro do orçamento da sua empresa e do planejado, não devendo estar contidas no valor do produto. Caso seja necessário, informe ao cliente o valor desta entrega. Isso se chama transparência transacional;
- Fazer as entregas no horário combinado será um grande diferencial no serviço oferecido. Muitos clientes deixam de realizar compras em lugares com demora elevada;
- Ouça seu cliente e veja se ele foi bem atendido. O pós venda, é um grande aliado para se aproximar e criar um relacionamento da marca com o seu cliente.
DICA DE OURO:
Além da forma de pagamento em cartão de crédito e débito, disponibilize outras formas de pagamento que não envolvam dinheiro – por causa do risco de contágio -, como transferências bancárias, aplicativos fintech como o Pic Pay, entre outros.
Há muito tempo o delivery ganha escala sendo uma opção que gera lucro, credibilidade e satisfação do público consumidor. Pensando nas possibilidades como canal de distribuição, se você já tem uma empresa, a hora é agora de implantar esse serviço.