Conteúdos para empreender com inovação

Como Posicionar sua Marca no Mercado de Forma Estratégica

Compartilhe:

O posicionamento de mercado é um fator fundamental na hora do desenvolvimento da estratégia de marketing de uma empresa.

 

O primeiro passo para que uma empresa saiba como posicionar sua marca de forma eficiente é entender que esse posicionamento, alinhado à compreensão de qual o diferencial de seu negócio, é basicamente uma proposta de valor para ser oferecida ao mercado.

O empreendedor precisa ter em mente que, além de possuir qualidades reais em seu produto ou serviço, é preciso fazer que o potencial cliente perceba e assimile essas características. Esse reconhecimento é essencial para a decisão de contratar, repetir e indicar uma marca.

 

Para ter uma definição da posição de sua empresa no mercado, o empreendedor deve responder a essas três perguntas básicas:

 

• Qual é o meu público-alvo?

• Quais os produtos/serviços que estou oferecendo?

• Por que os clientes vão escolher a minha marca ao invés do concorrente?

 

Um dos pontos essenciais para ter sucesso no posicionamento de uma marca – seja ela iniciante ou veterana – é saber para quem direcionar cada mensagem. Por exemplo: uma empresa que preste serviços para escritórios dificilmente terá bons resultados se tentar se comunicar com donas-de-casa. Bem como uma empresa que venda botijões de gás não terá sucesso ao anunciar seu produto em uma vizinhança onde o serviço de gás canalizado seja bem difundido. Desta forma, é preciso identificar que grupo potencialmente tem mais chances de converter-se em cliente e construir um discurso segmentado.

Para a segmentação, é preciso identificar e traçar os perfis destes potenciais clientes. Encontrar o que os torna diferentes e até únicos em preferências e necessidades, podendo haver distinção por diversos métodos. O posicionamento, seja um inicial ou um repaginamento da empresa, deve estar refletido no máximo de campos possíveis, na identidade visual, nos valores e na missão da marca, por exemplo. Uma loja especializada em gestantes que tenha no ícone de sua logomarca a silhueta de uma mulher grávida será mais facilmente identificada por sua clientela. O nome da empresa também será mais bem gravado caso tenha alguma menção à sonoridade ou palavras ligadas ao seu nicho.

A fachada física ou perfis em redes sociais devem também refletir esse conteúdo deixando claro para o cliente, desde o primeiro contato, do que se trata. Quem procura por pão fresco e está andando no bairro vai entrar na loja em cuja fachada esteja expresso tratar-se de uma panificadora, delicatessen, padaria ou outro termo que o faça compreender que ali estará o produto que procura. Então, a criatividade deve ser usada, mas com o cuidado de não criar um nome ou ícone que dificulte a relação inicial com seu cliente.

Considerando que posicionar a marca seja mostrar sua imagem para o mercado através da divulgação de seus valores, reposicionar é dar nova posição a uma marca já existente, seja por alguma alteração no produto, serviço ou mesmo na imagem da marca.

A partir da segmentação e a diferenciação, o posicionamento é elaborado e o plano de marketing pode ser traçado. Para a segmentação deve se separar o nicho a ser trabalhado, para que se possa observar as demandas específicas de tal grupo. A partir das demandas e entendendo o cenário que se busca estar inserido, precisa-se procurar a diferenciação, que será a forma de se destacar da concorrência.

 

Com estes dois fatores resolvidos só resta fazer um plano de marketing e divulgar sua ação!

 

A marca bem posicionada é reconhecida, desejada e respeitada. Torna-se objeto do cotidiano dos clientes, que podem até compartilhar voluntariamente sua percepção, indicando para novos consumidores.

 

A marca que conquistou espaço sólido, com um produto de qualidade que seja bem divulgado, terá uma posição que vai garantir a fidelidade de seus clientes e a atração de novos.