Conteúdos para empreender com inovação

Como montar embalagens estratégicas

Compartilhe:

Destacar-se diante da concorrência exige atenção a um amplo conjunto de detalhes que fazem com que a sua empresa se sobressaia, como a logomarca, cores e, claro, a EMBALAGEM. Não se trata apenas de acondicionar o produto, mas de potencializar a sua conexão com o consumidor, comunicando os valores da sua marca e promovendo o engajamento do público.

 

Não duvide: uma boa embalagem é fundamental para chamar a atenção do seu consumidor potencial. Afinal, quem nunca comprou um produto seduzido pelo pacote.

 

Além do logotipo, que deve ser atraente e fácil de ler, a cor da embalagem também é um elemento capaz de destacar a sua marca em relação à concorrência. Assim como o tipo de letra escolhido pode retratar significados para a sua marca, a cor tem papel semelhante.

Mas as embalagens reúnem também elementos legais e informações importantes para o consumidor, como informações sobre composições nutricionais, prazos de validade, fabricante, serviço de apoio ao consumidor, agência reguladora e advertências sobre como acondicionar, manusear e manter em local apropriado etc.

Outro aspecto importante da embalagem é a rotulagem, que descreve as diversas propriedades e características do produto, permitindo ao consumidor, ter acesso a parâmetros e indicativos da qualidade e segurança alimentar.

 

 

 

A importância da embalagem não para por aí. Uma embalagem inadequada pode gerar danos irreparáveis na qualidade do produto, tais como: batidas, riscos, amassamentos, quebras, contaminação, oxidação e misturas . Para a logística, ela também deve levar em consideração características que facilitem a movimentação e a estocagem do produto. Mesmo que a preocupação seja reduzir os estoques à movimentação de transporte e atividades de carregamento e descarregamento nas docas, a embalagem deve ser acompanhar certos cuidados e acondicionamento do produto para evitar avarias operacionais e outras perdas provenientes da má operacionalidade e gestão.

 

Mas qual a importância da embalagem para o seu produto?

 

Um dos aspectos mais importantes da embalagem é o fato de ela representar uma ferramenta de marketing sem agregar custos extras, pois o seu custo já está embutido nos produtos ou no rateio dos custos das lojas de varejo.

Os empresários dos pequenos negócios precisam conhecer alguns dados obtidos em pesquisas que sustentam essa afirmação. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Embalagem (Abre) revelou que o consumidor utiliza a embalagem como um importante item de referência na hora de avaliar e escolher produtos.

A embalagem é expressão e atributo do conteúdo. Ela traz em si as características, a composição do produto, seus diferenciais de qualidade e principais atributos, incluindo seu processo de fabricação, e deve comunicar isso aos consumidores de forma eficiente.

O primeiro aspecto que precisa ser considerado para se entender a importância das embalagens é o momento de compra do cliente. Uma embalagem confiável, eficiente, nas cores certas, com os elementos visuais adequados ao tipo de produto e público, apresenta um grande diferencial. Em alguns casos, ela vale mais do que investimentos em publicidade, na medida em que prende a atenção do cliente no momento de compra.

Mais do que um mero invólucro para os produtos, a embalagem também desempenha um papel importante na proteção e na melhor conservação, mantendo a integridade total do bem, desde a saída da fábrica até o cliente final.

É necessário atender a questões de proteção, shelf life (tempo de prateleira), conveniência, saúde, segurança e sustentabilidade desde a compra, passando por transporte, armazenamento, uso, até o descarte. Atentar-se para atributos que gerem, aos consumidores, conforto, praticidade ao abrir e fechar, posicionamento, e seja, algum diferencial que possa ser relevante em um mercado onde o produto se apresenta como novidade.

Além disso, a funcionalidade jamais pode ser deixada de lado: é imprescindível trabalhar o conceito da praticidade. Nesse sentido, falamos de funcionalidade das embalagens, ou seja, de que forma ela apoia o produto, explicando o uso do produto, ou, até mesmo, melhorando a forma de uso deste produto. Como exemplo, temos a linguagem Braille, o uso de material certificado e a correta rotulagem ambiental internacional são fundamentais.

 

A embalagem como ferramenta de comunicação

 

A sociedade atual acelerou o processo de produção de bens e ampliou muito o acesso aos produtos por meios cada vez mais diversificados e sofisticados. Este processo vem colocando sobre a embalagem uma enorme carga de exigências que ampliam suas funções e o papel que ela desempenha na composição do marketing.

O cliente tem cada vez menos tempo para se dedicar a cada um destes compostos. Cabe à embalagem desempenhar um papel paulatinamente maior na interface com o consumidor pela oportunidade que ela tem de estar no seu mundo físico, fazer parte de sua vida e habitar sua mesa, geladeira, banheiro e outros espaços da casa.

O mercado cada vez mais competitivo tem exigido soluções inovadoras e surpreendentes das marcas que procuram se diferenciar e conquistar mais clientes. Nesse contexto, as embalagens devem ser entendidas como uma poderosa ferramenta de marketing, que, além de proteger ou permitir o transporte de um produto, servirão para apresentar a cultura da marca, encantar os clientes e agregar valor à empresa.

A embalagem na prateleira é o cartão de visita da empresa, atraindo ou retraindo o cliente, ou seja, ela é um dos fatores da venda no momento da compra. Como cartão de visita, e usando atributos do marketing, é importante entender a importância da cor na embalagem. A cor é uma forma de comunicação em si, capaz de expressar sentimentos, idéias, contextos, além de criar ligações emocionais com os clientes. Aliás, criar ligações emocionais com os consumidores é a premissa máxima do marketing, influenciando as decisões de compra e facilitando as vendas.

Como ferramenta de marketing, a embalagem deve também trabalhar neste sentido, e, se no momento da compra, a relação emocional do consumidor com a marca é determinante, e a embalagem é o elemento final de comunicação neste processo, o uso das cores de forma planejada atua como facilitador fundamental no reforço da relação emocional e na tomada da decisão de compra.

Certamente, uma embalagem aliada às propostas do produto e público, e que se destaque dos concorrentes, se engaja de forma mais eficaz com o cliente. Investir na inovação, comunicando melhor que seus concorrentes, pode atrair mais vendas. Para que a embalagem tenha destaque em meio às ofertas da concorrência, o investimento em materiais e em design inovadores é uma boa dica. A embalagem deve ser confeccionada, por meio da incorporação de elementos que individualizam a sua marca, seja pela cor, ou formato.

Uma boa estratégia de marketing é investir em embalagens especiais. Seja para a comemoração de uma data, como parte de uma campanha de marketing específica ou por outras razões, a criatividade normalmente é mais desenvolvida nesses rótulos. A estratégia também pode garantir a fidelização do cliente, uma vez que muitas pessoas colecionam edições especiais.

 

Investir em embalagens de qualidade, que ofereçam ao cliente praticidade, inovação e um layout encantador, pode fazer toda a diferença na trajetória rumo ao sucesso.

 

Confira pouco mais sobre esse tema através das nossas soluções de Design de Embalagem e Design de Rótulo e comece hoje mesmo a colocar em prática tudo o que aprendeu!  E lembre-se de sempre de contar com o Sebrae quando precisar.