Conteúdos para empreender com inovação
Como inserir Design nos meus processos de negócios?
O design é um segmento com diferentes perspectivas e todas elas são essenciais para fortalecer uma marca. É um campo de conhecimento que, de forma geral, explora o potencial de elementos visuais e, por consequência, gera identificação com o cliente. Dentro dos processos de uma empresa, o design pode atuar em várias áreas.
Identidade Visual
Para desenvolver a identidade visual e o manual da marca, o designer gráfico é o profissional mais indicado. A logo, a cartela de cores escolhida, a fonte que será usada em materiais gráficos, os layouts etc. Tudo isso precisa ser cuidadosamente escolhido de acordo com o perfil da empresa e com a imagem que ela deseja se apresentar para o mercado e para o seu cliente.
Design do Produto
Existe uma área do design focada especificamente no desenvolvimento de produtos. Nesse caso, a ideia é elaborar a concepção estética do produto, indicar os materiais mais adequados e pensar na ergonomia e na funcionalidade, buscando sempre aliar o apelo visual com a praticidade.
É uma área que dialoga com a identidade visual e o manual de marca, para garantir que será embutido naquele bem de consumo os elementos simbólicos que remetem à marca.
Web Design
Dependendo do porte da empresa, é essencial contar também com um bom serviço de web design, ou seja, o desenvolvimento do layout de páginas para a web. Para os e-commerces, a função é ainda mais importante, pois, ter uma página que funcione corretamente e tenha um apelo visual instigando o visitante a comprar é a base do sucesso para todo o negócio.
Quer ouvir a opnião de um especialista no assunto? Então assista o vídeo produzido pelo nosso canal de conteúdos, o Sebrae Talks, juntamente com Gustavo Mota, CEO da We do Logos, uma das maiores agências de design da América Latina para micro e pequenos empreendedores.
Confira pouco mais sobre esse assunto através das nossas soluções de Comunicação Visual e comece hoje mesmo a colocar em prática tudo o que aprendeu! E lembre-se de sempre de contar com o Sebrae quando precisar.