Conteúdos para empreender com inovação

Como fortalecer sua marca através do Branding

Compartilhe:

Mas afinal de contas, o que é o Branding?

 

O branding é a gestão da marca a partir do desenvolvimento de ações estratégicas voltadas à construção de uma percepção da empresa, ou produto, tornando-a mais conhecida, mais desejada, mais positiva na mente e no coração dos seus consumidores.

O seu trabalho, se dá a partir de várias ações de fortalecimento da percepção positiva da marca por clientes e prospects, que são clientes em potenciais. Quanto mais as ações da empresa estiverem vinculadas aos atributos da sua marca, melhor é a sua aceitação e engajamento com o público.

Não é difícil entendermos a importância do branding. Por exemplo, algumas marcas valem hoje muito mais do que os próprios ativos da empresa. E isso acontece pois, elas se tornaram capazes de expressar qualidades e valores que passaram a ser decisivos nos processos de compra dos consumidores, graças ao trabalho de branding que envolve desde a concepção da marca até as ações cotidianas de marketing da empresa.

Ou seja, estamos o tempo inteiro em contato com diversas marcas e algumas se sobressaem em relação a outras no mercado, gerando mais feedbacks positivos. Isso é resultado da gestão de marca ou branding.

 

Quais Estratégias Integram o Branding?

 

As marcas possuem características como linguagem própria, predileções e sentimentos. São essas particularidades que faz com que cada uma se diferencie em um mercado competitivo. Além diso, com as mudanças no poder de consumo, as marcas passam a serem responsáveis por ecossistemas e elas precisam ter uma imagem forte o suficiente para ganharem espaço e criarem conexões. A experiência para o consumidor é fundamental e ela deve ser cada vez mais conectada com o contexto em que ele está inserido.

Frente a isso, o Branding, que nada mais é do que estratégia de marca, ou seja, um plano de como você vai posicionar o seu negócio no mundo. A forma como essa estratégia é estabelecida, é um ponto fundamental para um branding sólido e que seja perene. Para que isso aconteça, alguns atributos do Branding precisam ser seguidos, são eles: 

 

 

 

 

 

 

Como Construir o Branding da Sua Empresa?

 

Para construir o branding da sua empresa é preciso que tenha contato com as etapas que fazem parte desse processo. São elas: estratégia, conteúdo, design, experiência e comunicação. Dentro desses temas, é importante salientar os passos para um bom posicionamento.

 

O Que o Branding Pode Fazer por Sua Marca?

 

O branding é o maior potencializador da sua marca. Ele envolve negócio, comunicação e marca, é o elo entre esses três pilares. A melhor forma de ilustrar o que o branding faz é pensar na marca como uma pessoa. Logo, elas têm: personalidade, visual, ideias, opiniões, estilo de vida, jeito de falar e se comportar.

O papel do branding é alinhar todo o posicionamento e discurso da sua marca para que você consiga colocá-la sempre em destaque e, dessa maneira, com uma estratégia sólida, fortalecer cada vez mais o seu negócio e criar conexões através da comunicação.

Vivemos em uma era de transparência, onde a amarração dos discursos e ações é extremamente importante para saúde da marca. Não existem mais separações entre marcas e temas como política, sustentabilidade, ética, tecnologia e direitos humanos, todos eles fazem parte do ecossistema que a marca está inserida.

Para isso, é fundamental que ela saiba o que é importante trazer para o seu universo e posicionamento. Dessa maneira, com personalidade, a marca rompe a barreira criada anteriormente e passa ser uma parceira do consumidor, que se preocupa com seus anseios e busca solucionar os seus problemas.

É importante se atentar também para os valores que estão presentes na sua estratégia de branding. Dentre eles é importante que esteja em pauta a fidelização dos clientes, a autoridade da marca na mercado e a geração de demandas.

Além disso, o branding possui enorme impacto na descoberta, gestão e apresentação do DNA da sua marca, daquilo que torna o seu negócio único e pode conectar esse diferencial com seus clientes. A valorização do negócio é o principal atributo direto do branding para sua marca. O marco inicial na construção do seu legado é o branding e, através dele, você fará com que a sua empresa seja lembrada e faça a diferença na vida dos consumidores.

 

Saiba um pouco mais sobre nossa solução de Branding e comece hoje mesmo a colocar em prática tudo o que aprendeu!  E lembre-se de sempre de contar com o Sebrae quando precisar.